terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O meio e o fim!

Seria muito estranho, você terá que concordar, se na primeira página de um livro você encontrasse o seguinte texto:Este livro, ao contrário do que se espera, não começa pelas primeiras páginas, por favor inicie sua leitura pela pág. 104.
Do mesmo modo como acho muito estranho a idéia de assistência social dada por esses programas televisivos. Eles pegam uma família carente e daí, a "assistência" dada varia de programa à programa de emissora à emissora. Como se a vida dessas pessoas fossem mudar radicalmente e, o que é mais importante, pra sempre, porque ganharam um carro novo, porque a casa foi totalmente reformada ou porque eles ganharam alguns mil reais. Essas coisas todas se vão... e depois? O que sobrou pra essas famílias? O carro novo foi roubado, a casa nova não vai ajudar o pai de família arrumar um emprego e os mil reais... eles se acabam! E, mesmo depois da ajuda desses programas à essa pessoas, elas continuam na mesma situação de sempre!
Estranho, também, como a idéia de cotas nas universidades. Como se reservar algumas vagas para pessoas de escola públicas ou para negros os tornassem mais aptos à entrarem em um curso superior. Não é porque venho de uma escola particular que digo isso, digo com a justificativa de que colocar jovens despreparados dentro das universidades não vai acabar com a disparidade que sempre houve entre alunos de escolas particulares e públicas. O máximo que conseguiremos serão turmas universitárias totalmente heterogêneas, onde metade dos alunos possuem um alto nível de instrução e outros não.
O estranho no livro, na idéia de assistência social dos programas televisivos e nas cotas das universidades é a desordem com que as coisas acontecem. O querer sempre o caminho mais curto e com resultados imediatos. Imediatos talvez, mas não os melhores.

Um comentário:

Adrielly Soares disse...

Eu concordo plenamente com você
e assim são esses programas assistêncialistas
do governo, como Bolsa Família
ou Bolsa Escola.
E o governo fica tentando mascarar a falta de
qualidade nas escolas públicas com as cotas.
>/

Isso as vezes é revoltante,
mas como eu não tenho uma idéia melhor... nem eles, fica assim.